Get Adobe Flash player

Apresentação

Fundada em 10 de agosto de 1991, a Federação Desportiva dos Surdos do Paraná (FDSP) realizou diversos projetos, contribuições e conquistas para as Associações dos Surdos em todo o Estado. Essas associações participaram nos eventos esportivos estaduais graças ao incentivo, motivação e força do Congraçamento Esportivo e Cultural de Deficientes Auditivos do Paraná – CEDAPAR, que foi a principal responsável pela formação da FDSP.

Para a sua fundação, a FDSP contou com o apoio de três entidades: Associação dos Surdos de Londrina – ASL, Associação dos Surdos de Maringá – ASUMAR e antiga Associação dos Surdos do Paraná – ASP (atualmente designada como Associação dos Surdos de Curitiba – ASC).

A FDSP possui personalidade jurídica de direito privado, com organização e funcionamento autônomos, seu prazo de duração é indeterminado. É uma entidade desportiva sem fins lucrativos.

A FDSP participa de algumas competições brasileiras como representante estadual, promovidas pela Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos – CBDS, esta reconhecidamente a entidade máxima de desportos dos surdos no Brasil. Seguem participações da FDSP:
– 1996: Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo Masc., em Belo Horizonte/MG – 2º lugar
– 2009: Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo Masc., em Florianópolis/SC – 3º lugar
– 2013: Campeonato Brasileiro de Futsal Masc., em Brasília/DF – Participação
– 2014: Campeonato Brasileiro de Basquete Masc., em Brasília/DF – 3º lugar

As despesas das viagens aos Campeonatos Brasileiros foram custeadas pelos próprios surdo-atletas convocados pela Seleção da FDSP. Por essa razão, a inviabilidade econômica na participação de outros eventos promovidos pela CBDS afeta a FDSP. Existe a necessidade de apoio e colaboração para o custeio de transporte, hospedagem, alimentação, uniformes e materiais esportivos para cada evento.

Dentre os eventos esportivos já realizados pela FDSP, estão as modalidades: futsal, futebol de campo, vôlei de praia e xadrez, onde participaram as associações e os surdos-atletas em todo o estado do Paraná. A integração e a convivência dos surdos entre diversas entidades são importantes para todos os envolvidos, pois promove sua inclusão social e o desenvolvimento deles em vários aspectos desportivos, sociais e culturais.

A FDSP é filiada à CBDS, que por sua vez, pertence à PANAMDES e ao ICSD.

…..

Filiada à

Site patrocinado